fbpx

É verdade que o número de investidores tem crescido muito.

Outra procura que só tem aumentado é a do público brasileiro interessado em investir no exterior.

Mas, antes de começar qualquer investimento, é importante estudar e avaliar cada detalhe.

Que tal se habituar nesse universo de investimento internacional? A gente te conta mais do mercado norte americano nesta matéria 💰

investir no exterior
Investir no exterior

Como investir no exterior

A primeira coisa que você deve fazer é tirar de vez da cabeça aquela balela que investir no exterior é coisa de gente rica ou que é algo muito complicado de ser feito.

Investir no exterior é aplicar o seu dinheiro em ativos financeiros fora do Brasil, simples assim.

Separamos as principais dúvidas sobre investir lá fora pra facilitar o seu entendimento, acompanha com a gente!

Uma opção, que pode ser um pouco menos acessível, é a de abrir uma empresa nos EUA, chamada offshore. Esta opção tem o custo de manutenção de empresa, especialmente se há patrimônio.

O que saber antes de investir no exterior?

O real, a moeda brasileira, foi adotado em 1994, após diversas trocas monetárias, portanto é considerada como uma moeda jovem e não tão forte perante o mundo.

Diferente do dólar, que é visto como a moeda universal e existe desde 1776. Por consequência proporciona uma segurança maior, devido a sua estabilidade e relevância.

Também é importante se atentar que, ao realizar o envio de dinheiro para a conta mediante a transação de câmbio, é realizada a cobrança da taxa de câmbio e IOF, o imposto sobre a operação de crédito e seguros.

É necessário realizar a declaração do Imposto de Renda e a forma de fazê-lo é bem semelhante com os de investimentos em BDRs, com o carnê-leão. Importante se atentar que o imposto original pode ser descontado antes de chegar até você.

É vantagem investir no exterior?

Investir no exterior tem como uma das vantagens a oportunidade de diversificação de moedas, justamente pelo fato da exposição à demais economias, além da brasileira.

Ao investir em grandes multinacionais o investidor brasileiro passa a ter acesso à empresas relevantes no mercado mundial. Sem contar que a variedade de ativos aumenta significativamente visto que, na Bolsa Brasileira, há cerca de 550 empresas listadas. Já no mercado financeiro dos EUA a quantidade é de mais de 6 mil ativos diferentes.

Além da variedade de empresas, um ponto super vantajoso está no mercado imobiliário. Como sempre há valorização do bem essa valorização acompanha o seu investimento em dólar.

Sem contar nas criptomoedas que hoje são uma das maiores apostas em valorização e busca de diversificação de moeda.

Quais os riscos de investimentos no exterior?

A diversificação, como tratamos acima, faz com que os riscos sejam menores, mas é importante se atentar à variação cambial.

Ou seja, se em algum momento o dólar cair e o real aumentar, o rendimento do seu investimento também desvalorizará, tal qual o dólar.

A situação inversa também entra em vigor: se o dólar aumentar e o preço do real cair, a rentabilidade da aplicação subirá.

Fora o câmbio, investimentos internacionais também implicam em riscos de mercado, liquidez, crédito e situação política.

Assim como qualquer investimento, não há receita de bolo, é preciso a análise e acompanhamento cautelosos e buscar empresas que possam lhe auxiliar nesse processo de escolha e diversificação.

A AWPS Invest é o caminho certo para fazer seu dinheiro trabalhar para você e ajudar na escolha dos melhores para sua carteira.